Contexto
Tão importante quanto oferecer bons serviços e produtos é ter bem claros quais são os princípios, valores e prioridades do seu negócio. O branding, conjunto de estratégias que implicam na criação de valor para empresas, é uma das práticas mais importantes para o fortalecimento de marca das iniciativas corporativas atualmente.
Importantes nomes da história do marketing nos Estados Unidos como Al Ries e Jack Trout são comumente creditados como os iniciadores da tradição do branding no mercado, com a publicação do artigo The Positioning Era, na prestigiada revista Advertising Age. No texto, os autores ressaltam a importância de, em vez de simplesmente se concentrarem nos benefícios da marca, os profissionais do mundo da comunicação deveriam buscar fixar um lugar para a marca na mente do consumidor.
Destaque: “O posicionamento [de marca] tem suas raízes no segmento de produtos embalados, de onde o conceito de posionamento de produtos. Significava, literalmente, a forma do produto em si; o tamanho da embalagem e seu preço em comparação com a concorrência... Atualmente, estamos entrando numa era que reconhece tanto a importância do produto quanto a importância da imagem da empresa, porém, mais que qualquer coisa, nos impele à criação de um posicionamento da mente do público-alvo.” Al Ries e Jack Tout
Os principais aspectos das estratégias que envolvem o branding incluem:
Identidade visual: o conjunto de elementos visuais que compõem a marca, como logotipo, cores, tipografia, entre outros.
Propósito: a razão de existir da marca, sua missão, visão e valores.
Posicionamento: a forma como a marca se posiciona no mercado, em relação aos concorrentes e aos consumidores.
Personalidade da marca: o conjunto de características e traços de personalidade que definem a marca e a diferenciam das demais.
Experiência do consumidor: a forma como a marca se relaciona com o público-alvo, proporcionando uma experiência positiva e memorável em todos os pontos de contato.
Comunicação: a forma como a marca se comunica com seus públicos, por meio de campanhas publicitárias, ações de marketing, redes sociais, entre outros.
Ao trabalhar cada um desses aspectos de forma consistente e integrada, uma marca pode construir uma identidade forte e relevante, que se destaca no mercado e com capacidade de criar valor para seus públicos.
Destaque: “A gente pode entender branding como um conjunto de estratégias e ações que fortalecem a identidade de uma marca. O objetivo é sempre criar uma imagem que além de positiva é sólida e atemporal e que, além disso, seja capaz de aumentar a sua notoriedade e a fidelidade entre seus públicos.” José Gouvêa, designer da Fala Labs, braço de digital, conteúdo e branding do Grupo Fala.
Rebranding da Fala: quais ideias fundamentaram o novo posicionamento do grupo
No fim de 2022, o Grupo Fala passou por um rebranding no qual foi alterada toda sua identidade visual, posicionamento nas redes e o próprio nome da empresa, anteriormente Fala HUB.
Colocar-se como grupo contempla, segundo a CEO da empresa, Maria Cecília Beré, “o entendimento de que as empresas precisam apostar em uma comunicação integrada para atravessar crises econômicas, incertezas e novos desafios”.
Um dos pilares do projeto de rebranding do Grupo Fala tratou-se da confecção de um logotipo que traduzisse melhor o propósito da empresa, com sua concepção baseada no conceito de teias. Os clientes são tidos como parceiros e também os colaboradores e colaboradoras, portanto todos fazem parte de uma grande teia, ramificada em pequenas teias.
O destaque em negrito ao termo fala traz destaque a esta palavra, que designa muitas das atividades realizadas pela empresa de comunicação. Dessa maneira, o novo logotipo foi desenhado para fazer referência às teias, como também às ondas sonoras, cujas representações pictóricas são bastante semelhantes, provindas dos sons e, acima de tudo, da fala. Em forma de teias (ou de ondas), os quatro hexágonos irregulares, além disso, também representam as agências que compõem o Grupo Fala (Fala You, Fala Labs e Fala Criativa).
“Em conjunto com uma tipografia sóbria, cores vibrantes e uma comunicação objetiva nas redes, nosso novo posicionamento teve como objetivo reapresentar a empresa ao público, agora como um grupo integrado e coeso”, conclui Thaís Beré, cofundadora e CEO da Fala Labs.
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